Sorting by

×
  • Sex. Mai 20th, 2022

Melhor espumante de Portugal e sucesso do ANB 2022 Bairrada em grande destaque nos últimos três dias

Os últimos três dias foram de grande agitação e destaque para a região vitivinícola da Bairrada. Na sexta-feira à noite, a ViniPortugal anunciou os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal 2022 e o eleito como Melhor Espumante de Portugal foi o bairradino Marquês de Marialva Cuvée Primitivo Brut Nature 2014, da Adega de Cantanhede. No fim-de-semana foi tempo de celebrar o melhor dos vinhos e sabores da região no AQUI NA BAIRRADA – Beber e Saborear 2022, iniciativa que levou ao rubro o palato dos muitos exploradores e acérrimos enófilos, que rumaram à “Bairrada, terras de bem-viver” e ao Centro de Portugal, nestes dias 07 e 08 de Maio. 

 

Mais do que um evento, o AQUI NA BAIRRADA é já um acontecimento que marca a região e um dos mais aguardados no panorama dos eventos vínicos nacionais. Quer por parte dos expositores, quer dos visitantes, muito tem vindo a ser dito e escrito sobre o facto de ser um dos mais bem organizados e bonitos evento do país: “O evento foi sensacional, muito bem organizado! A região da Bairrada só tem a ganhar e crescer com eventos como este!”; “Organização impecável.”; “Sem dúvida nenhuma, é um dos eventos vínicos mais bem organizados em Portugal.”; “Feira incrível.”; “O espaço está lindo e bem organizado.”; “Muito bem organizado e um espaço de excelência para networking e para conhecermos o que melhor se produz na Bairrada!”.

 

Para além da mostra de vinhos – com 35 produtores – e sabores – com 14 espaços –, das habituais provas comentadas do espaço para os mais pequenos, a edição deste ano contou com a presença da Coutale, empresa de acessórios de vinhos, e das bicicletas Bam-bu. No que toca a novidades, destaque para as provas de vinhos raros “em privado” e para os batismos de balão de ar quente, fator de grande atração para famílias. O ANB 2022 teve o privilégio de ser inaugurado por uma comitiva de peso, “liderada” por Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial. No domingo, a presença mais notada foi a do Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, que é confrade de honra da Confraria de Enófilos da Bairrada e fez questão de prestigiar o evento com uma calorosa presença, visitando um a um, todos os espaços, a fim de conversar e degustar os vinhos e sabores da Bairrada: dos pioneiros espumantes e sentimentais vinhos, às nobres iguarias. 

 

A expetativa para a edição deste ano – a segunda com este nome, local e dinâmica – era muito alta, por parte de todos: organização, produtores, representantes dos sabores e público, devido à não realização do evento nos anos de 2020 e 2021 e também ao facto de ser dos primeiros eventos a acontecer em ambiente de quase normalidade. Foi com enorme entusiasmo que sentimos a felicidade de todos, ao puderem conviver e aprender mais sobre os vinhos e as histórias da Bairrada, cara a cara, sem máscaras. Os produtores responderam com ótimos vinhos, muitos deles novidades acabadas de chegar ao mercado ou até algumas pré-estreias.

 

É agora tempo de projetar o futuro e, por isso, a organização, a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, anuncia que a terceira edição do AQUI NA BAIRRADA já tem data marcada e vai acontecer mais cedo, nos dias 22 e 23 de Abril de 2023.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.