Sorting by

×
  • Sex. Mai 20th, 2022

Campus Jazz abre no dia que assinala papel deste género musical na união dos povos

O 30 de abril é o Dia Internacional do Jazz. “Para homenagear o Jazz e o seu papel diplomático ao unir pessoas em todos os cantos do mundo”, justifica a UNESCO ao escolher a data. Assim acontece em Aveiro, Lisboa (berço de Carlos Bica), em Goa, de onde é natural Braz Gonsalves, ou no Milwaukee, onde nasceu Philip Dizack. Estes e outros nomes vão participar no Campus Jazz 2022, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), que começa a 30 de abril e prevê concertos e atividades em vários pontos da região até 24 de junho.

 

No Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro, a componente performativa não pode dissociar-se das atividades de formação e investigação que a UA desenvolve através do Centro de Estudos de Jazz, do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) e do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA). Promovem-se grandes espetáculos em auditório e ao ar livre e também momentos de interação direta, de trocas de experiência e contacto entre diferentes gerações do jazz, através de masterclasses, workshops, conversas, exposições e um concurso.

 

Sessão de abertura

 

A sessão de abertura do Campus Jazz, a 30 de abril, no Centro de Estudos de Jazz (CEJ) – Biblioteca da UA -, a partir das 15h00, inclui o lançamento da II edição do Concurso Internacional de Jazz da UA e o concerto do músico e aluno do Mestrado em Música da UA, Marcelo Castilha. Castilha é pianista, acordeonista, publicitário e artista multimeios. Integrou os coletivos Língua de Trapo, Marcelo Monteiro Quinteto, Trio Improvisado e Versão Brasileira Herbert Richers e compõe para cinema e teatro. Castilha estudou Composição e Música para Cinema no Berklee College of Music, em Boston/EUA.

 

Vai ser possível também percorrer “5 décadas em 5 minutos” através de uma mostra que se junta à exposição “ Seven Steps to …CEJ”, patente no Centro de Estudos de Jazz, e que desvenda músicas e artistas que fizeram parte do alinhamento do programa de rádio “Cinco Minutos de Jazz”, de José Duarte, nos dias 30 de abril dos anos de 1966, de 1972, de 1984, de 1997 e de 2004.

 

Concurso Internacional

 

O Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA) tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. O CIJ_UA destina-se a ensembles de jazz que não tenham trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.