Sorting by

×
  • Sex. Mai 20th, 2022

Bussaco Trail Challenge dia 8 de maio na Mata Nacional

A Mata Nacional vai receber dia 8 de maio o Bussaco Trail Challenge, importante prova enquadrada nas atividades de turismo na natureza e de aventura, que têm vindo a ganhar cada vez mais relevância e admiradores.

 

A Fundação Mata do Bussaco (FMB) continua a potenciar a imagem e reconhecimento da Mata Nacional, agora através da realização do Bussaco Trail Challenge. A Associação Trilhos Luso Bussaco assumiu a promoção e dinamização do percurso pedestre/trilho, que tem uma forte componente pedagógica e de sustentabilidade ambiental. O trail running é uma modalidade em franco progresso, pela crescente procura de atividades de contacto com a natureza, onde os participantes percorrem um percurso pedestre, que evita estradas pavimentadas e asfalto, maioritariamente.

 

A apresentação oficial do evento aconteceu hoje, em conferência de imprensa, 28 de abril, às 11h, na Sala dos Brasões do Palace Hotel do Bussaco, onde estiveram presentes o Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte, bem como os Presidentes da Câmara dos três concelhos envolvidos no evento, Mealhada, Mortágua e Penacova e da entidade que está a dinamizar o evento. É unânime, entre estes, que a união destas entidades tornará o Bussaco mais rico, pois a coesão do território é a base do desenvolvimento regional. E, neste caso, trata-se de um espaço que tem muita importância para a região, para o país e para o mundo. Foi ainda referido que esta pode ser a primeira de muitas iniciativas. Os 3 municípios estão cada vez mais unidos para a promoção de projetos conjuntos, partindo de um ponto comum, que é o Bussaco, património nacional.

Este evento realiza-se no âmbito de candidatura cofinanciada pelo programa PROVERE, submetida pelo consórcio iNature, do qual a FMB faz parte. Esta rede tem como foco o Turismo de Natureza nas áreas classificadas da região Centro, para a valorização económica dos seus valores naturais e ambientais, numa imagem integrada.

Assim, pretende-se também que o Bussaco Trail Challenge contribua para o importante papel de estimular o turismo dos 3 concelhos envolvidos, promovendo o desenvolvimento local, o respeito e divulgação das culturas e costumes tradicionais. Identifica-se, pois, uma oportunidade para promover o Bussaco, assim como a economia dos concelhos oferecendo um produto diferenciado.

 

A Serra do Bussaco conjuga uma riqueza patrimonial ímpar. Dispõe de património natural e paisagístico diversificado, tanto do ponto de vista da flora, da fauna e da geologia, como do ponto de vista cultural e arquitetónico.

As condições permitem criar uma prova anual, com potencial para evoluir para um festival de TR, com várias provas a decorrer em simultâneo.

Nesta primeira edição previu-se um trajeto moderadamente técnico, que passa pelos principais pontos de interesse da Serra, abrangendo o território dos 3 concelhos. Encontra-se aqui potencial para a criação de acampamentos de trail (com inclusão de alojamento, treinos, gastronomia, cultura e toda a logística necessária).

 

A FMB coordena este projeto que terá lugar na Mata Nacional do Bussaco, contando com os Municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova como parceiros. Esta iniciativa destina-se a praticantes de turismo de natureza, população local e regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.