Sorting by

×
  • Sex. Mai 20th, 2022

MATA NACIONAL DO BUSSACO E LEITÃO DA BAIRRADA VENCEM PRÉMIO CINCO ESTRELAS REGIÕES

A Mata Nacional do Bussaco e o Leitão da Bairrada são dois dos vencedores da 5ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, uma distinção conferida pela votação de 425 mil consumidores portugueses que avaliaram 912 marcas.

 

É com enorme regozijo que recebemos esta distinção em dois dos principais ícones do nosso território. A Mata Nacional do Bussaco é a nossa maior riqueza e é positivo que sejam os visitantes, os turistas a dizê-lo. Tal como o leitão, o rei da nossa marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que congrega também o pão, a água e o vinho, que é comum a toda a Bairrada, mas que não deixa de ser para nós interessante que o consumidor associe ao território da Mealhada”, refere António Jorge Franco.

O presidente da Câmara da Mealhada sublinha ainda que esta distinção da população “é um prémio para todos os que trabalham diariamente nestes setores, do turismo à restauração, na Mata do Bussaco, nos restaurantes, e deve ser também um incentivo a continuarmos, todos, a receber da melhor forma quem nos visita. Estamos todos de parabéns”, sublinha o autarca.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia empresas e marcas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas, tendo contado no total com a participação de 425 mil consumidores portugueses e tendo sido avaliadas 912 marcas.

 

O Leitão da Bairrada – categoria Cozinha tradicional Portuguesa

O genuíno e incomparável leitão da Bairrada é uma tradição secular da culinária local e afirmou o Município de Mealhada como a grande sala de jantar da Europa. O aroma dos temperos produzido durante o processo de confeção dissemina-se pelo ar por todo o concelho, não deixando ninguém indiferente. O segredo da sua fama reside no saber e na arte dos assadores da região, no sabor inigualável, no leve aroma de pimenta e vides queimadas, na cor de seara madura, na pele estaladiça e crocante que proporciona um manjar “único dos deuses”.

 

Mata Nacional do Bussaco – categoria Reservas / Paisagens / Barragens

 

Refúgio de monges, reis e poetas, a Mata Nacional do Bussaco, candidata a Património da UNESCO, encanta pela variedade de espécies botânicas presentes, que proporciona a reflexão, a contemplação e o sonho. Denominada em muitos escritos como “luxuriante, deslumbrante, frondosa e idílica Mata do Bussaco”, convida os visitantes à descoberta do património natural e cultural, através de uma inebriante viajem no tempo.

Nestas serranias, encontram-se vivas as memórias da batalha que opôs as tropas anglo-lusas comandadas por Wellington, às tropas francesas e a audácia das suas gentes que se aliaram à luta. O pavilhão de caça do Rei D. Carlos, ao gosto revivalista, transformado em Palace Hotel, é um marco na paisagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.